top of page

DIÁLOGOS CENTENÁRIOS Exposição individual de Edgard Santo Moretti.

Atualizado: 20 de nov. de 2021

Ao completar um século de sua realização, a Semana de Arte Moderna de 1922 ainda oferece "lugar" para boas discussões e controvérsias sobre sua polêmica origem e seus protagonistas.

Para esta exposição, optei em ilustrar depoimentos literários de cenas marcantes da Semana 22, através de desenhos e pinturas em estilo de HQ ou Pop Art, pois a linguagem roteirizada dos quadrinhos expressa rápida e bem humorada os Diálogos, notícias e narrativas que encontrei em publicações de jornais e revistas das primeiras décadas do Século XX.

Convido aos leitores para conferir aqui, as imagens desta produção que estará em cartaz no Centro Cultural Correios no Anhangabau no Centro de São Paulo de 16 de Dezembro de 2021 a 26 de Fevereiro de 2022.


SEJAM TODAS e TODOS BEM VINDOS!



"UMA POSE IMPROVÁVEL"

Insultadissimos & Celebrérrimos.

Acrílica S/Tela

90cmX90cm 2021


.........................................................................



"Villa Lobos e Músicos que o acompanharam Semana 22"


Pintura Acrílica S/Tela

80cmx60cm


"VILLA-LOBOS na SEMANA 22"

"A noite do Villa"

Pintura Acrílica S/ Tela

80X60cm - 2021


Com o pé inflamado por conta de uma crise de ácido úrico, o Maestro subiu ao palco do Municipal com um grupo de selecionados músicos, apresentando-se nos três dias do Festival, sob uma estrondosa vaia, urros, miados, latidos, cacarejos, xingamentos e apupos de toda sorte.

Alguns estudantes foram detidos pela polícia portando latas grandes contendo ovos podres e batatas. Na sexta-feira 17, finalmente ele encerrou o Festival da Semana de Arte Moderna sob intensos APLAUSOS!

Um "Titã" da Música Brasileira, nas palavras de Menotti Del Picchia.



.....................................................................



"O DISCURSO de OSWALD"


No segundo Festival da Semana de 22, Oswald de Andrade discursou no Palco do Theatro Municipal de São Paulo, quando leu trechos de seu livro "Os Condenados". Sua apresentação foi embaixo de uma violenta hostilidade. Vaias, gritarias, assobios, sapateados no solo, e segundo "a lenda" sob uma chuva de legumes, principalmente batatas arremessadas por uma "claque" que alguns historiadores afirmam que seriam alunos da Faculdade do Largo de São Francisco, contratados pelo próprio Oswald.


PINTURA

Acrílica S/Tela

80x60 - 2021












63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page